O protetor bucal pode ser usado por qualquer pessoa que necessite de proteção dos dentes. Até os mais famosos, como Cristiano Ronaldo e Tiger Wood, usam os protetores como forma de aumentar suas habilidades de chutes e tacadas.
Como isso é possível?
De acordo com o fabricante japonês, o uso dos protetores levanta a mordida, e faz com que os dentes não ocluam entre si, e sim no protetor, não prejudicando a articulação. Assim, ocorre um equilíbrio do corpo, devido ao melhor alinhamento entre a cabeça e o tórax, possibilitando uma maior força nos chutes ou nas tacadas.
De acordo com o Prof. da Faculdade da Unigranrio, Claudio César Araújo, o mesmo efeito ocorre com os protetores feitos pelo dentista para estes fins, pois além do protetor bucal proteger os dentes de possíveis impactos como a fratura de dentes, cortes nos lábios ou qualquer outro dano à boca, o protetor pode potencializar o desempenho do atleta.
Há vários tipos de protetores: os feitos sob medida e confeccionados pelo cirurgião-dentista, os pré-fabricados ( com tamanhos P, M, G), e os termoplásticos ( que também são pré-fabricados).
Os pré-fabricados não tem boa adaptação à arcada e podem interferir na fala, na respiração e na tensão muscular, pois uma vez que o atleta tem que apertar constantemente o protetor para não sair do lugar. Os confeccionados em consultório sãoosmais indicados para um melhor desempenhodo atleta , uma vez que se encaixa perfeitamente na boca, podendo, inclusive beber líquidos com ele.è feito de EVA ou silicone.