Algumas mamadeiras utilizadas para lactantes contém Bisfenol- A. É um produto, que segundo a Anvisa, pode ser cancerígeno, pois alguns estudos indicam que a substância pode causar problemas hormonais e cardíacos, além de ser de difícil eliminação pelo corpo humano em crianças com até 1 ano de idade. O Bisfenol é um produto usado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na maioria da produção de plásticos e revestimento interno de latas. Possui semelhança com o hormônio feminino da tireóide.
Quando em contato com com o organismo durante a gestação, (passa da mãe para o filho) e durante a amamentação pode ficar armazenado no tecido adiposo por anos, podendo causar danos à saúde, como infertilidade, modificações dos órgãos sexuais, endometriose e câncer.
Dicas:
- Usar mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para bebês
- Nunca esquentar alimentos no microondas e congelamento de alimentos em recipientes de plástico
- Sempre que possível, usar vidro, porcelana, e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos
- descartar utensílios de plástico rasgados ou arranhados
- se utilizar embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite as que contenham o número 3 e 7 no seu interior e na parte posterior da embalagem. Eles indicam que a embalagem pode conter ou contém o BPA na sua composição.
Fonte- Dra Claudia Chang- Revista Materlife nov. 2011