sexta-feira, 9 de maio de 2014

QUE TAL PODER COMER BALA SEM CULPA????????????

Existem algumas balas e chicletes que não contém açúcar o famoso vilão tradicional, que é a sacarose, que faz mal pros dentes, pois provoca uma queda do ph da boca, potencializando a probabilidade de perda mineral e consequentemente aumenta a chance de desenvolver cáries. Claro que a sacarose sozinha não consegue todo esse malefício. Precisam de outros fatores para que efetivamente, ocorra a  cárie. Mas de modo geral, quem consome grande quantidade de açúcar refinado, sob qualquer forma, sólidos, como bolachas, doces, bolos, balas, chicletes, ou líquidos, como bebidas adoçadas,  sucos artificiais, refrigerantes, ou cafés, por exemplo , ou quem ingere  pequenas porções,  mas muitas vezes durante o dia, tem maior chance de ter cáries.

Em vários países, como a Noruega, e Suécia, alguns profissionais da área odontológica, indicam o consumo de  balas ou chicletes com “xylitol”  após o almoço, e muitos dispensam a escovação. Isso não quer dizer, que esta regra possa ser aplicada no Brasil. As populações são diferentes, o clima é diferente e os hábitos também são diferentes. Mas o que se sabe é que o xylitol tem um poder adoçante quase como a sacarose, engorda 40% menos e não altera o ph bucal, inclusive vários estudam indicam que este produto pode até elevar o ph da boca. O que é benéfico para a saúde bucal. Isto auxilia na prevenção da “adesão” das bactérias que provocam a doença cárie.

Este adoçante é encontrado nas fibras de muitos vegetais e plantas como milho, framboesa, ameixa cogumelo, etc.

No Brasil, existem as pastilhas Valda, e algumas balas importadas. Recentemente, recebi  um  e-mail de um fornecedor de balas importadas  nome comercial de “XYLNOSU”, que oferecem as balas com xylitol com diversos sabores de limão com hortelã, leite com hortelã, frutas, hortelã-pimenta, hortelã, e ginseng vermelho com hortelã. Ainda não conheço pra dizer se é bom ou não, mas agora o Brasil está se abrindo para as novidades mercadológicas em prol da saúde!


Basta a população começar a ter acesso a  este conhecimento. Vamos divulgar o benefício de substituir a sacarose por adoçantes menos maléficos e porque não benéficos?