segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Ronco pode acarretar mais de 5 doenças

O ronco, apesar de parecer inofensivo, pode ser o sinal de várias doenças, como apnéia do sono, problemas cardíacos, glaucoma, gengivite e até diabetes.
Durante o sono, ocorre um relaxamento dos músculos da garganta, língua e palato, e no momento em que o ar passa pela garganta, os tecidos vibram e o som é manifestado como ronco.
O problema maior ocorre em pessoas que podem ter apnéia do sono, que é uma doença caracterizada por interrupções de ar durante o sono, que em maior grau podem causar glaucoma, devido às paradas respiratórias.
Em casos de gengivite e diabetes, o ronco deixa a boca seca, diminuindo a quantidade de saliva, podendo contribuir para a proliferação de bactérias.
Problemas cardíacos podem ser apresentados com grau do ronco, principalmente quando existe a dificuldade para passagem do ar, elevando a pressão arterial, aumentando o risco a infartes.
Pacientes que roncam, geralmente não entram no sono profundo,e perdem a qualidade no sono, e consequentemente podem ter uma sonolência diurna exacerbada, prejudicando suas atividades.
Hoje em dia, existem especialistas nesta área, que podem resolver os problemas do ronco e da apnéia do sono.


Fonte- Dentistry Notícias- Brasil, n.29.Jan. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário