terça-feira, 15 de março de 2011

Doença periodontal x cigarro x endocardite bacteriana




Muitas pessoas costumam ter sangramento nas gengivas quando escovam os dentes ou passam o fio dental. Cuidado! Quando nada é feito em relação ao problema dentário e o paciente não procura ajuda do dentista, a infecção pode se espalhar e comprometer as estruturas que sustentam os dentes. Além disso, correm até o risco de desenvolver uma endocardite que, em alguns casos, leva ao infarto.

A endocardite é uma infecção que atinge a membrana que envolve as válvulas cardíacas, mas também pode atingir outras partes do coração. “Uma das formas de infecção do endocárdio, que é a camada mais interna do coração, é através das bactérias periodontais”, explica a periodontista Luisa Tigre, da Odonto-Cape.

Segundo a especialista, quando não há o controle da periodontite, as bactérias migram da boca para outras partes do organismo. Quando conseguem chegar à corrente sanguínea e, uma vez alojada no coração, é capaz de formar trombos (coágulos), obstruir as coronárias e provocar um infarto.

Luisa Tigre ressalta que as bactérias periodontais também são responsáveis por abcessos cerebrais, infecções pulmonares e renais, interferem no curso da diabetes e na gravidez (bebês prematuros e de baixo peso).


Higiene oral é importante

As doenças que afetam as gengivas são chamadas de ‘doenças periodontais’. O primeiro estágio do problema é a gengivite. No estágio mais avançado surge a periodontite. Quase sempre elas são consequência da limpeza incorreta dos dentes, que permite que a placa bacteriana permaneça sobre a linha gengival dos dentes.

A periodontista Luisa Tigre diz que a fase inicial da doença gengival pode ser reversível através da escovação e do uso do fio dental. “A boa higiene oral ajuda a impedir que a placa bacteriana se forme”, garante. A visita periódica ao dentista também é importante para prevenir o aparecimento de infecções e evitar problemas mais graves.

O tratamento da doença consiste em raspagens das placas bacterianas. Nos estágios mais avançados, os tratamentos são através de laser ou de cirurgia. As pessoas com histórico de gengivite e periodontite devem evitar o fumo e o consumo de álcool.


O que diz o especialista

“Nas endocardites subagudas os sintomas são um quadro de febre sem causa aparente. Nas endocardites agudas, a sepse grave e insuficiência cardíaca”

“A doença periodontal não tem cura, mas pode ser controlada e assim evitar as endocardias agudas”

“O tratamento da periodontite não é feito apenas com medicamentos. É preciso remover a placa bacteriana, por meio de raspagem. Em muitos casos também é necessário a realização de cirurgia”



Fonte:Luisa Tigre - Periodontista

Nenhum comentário:

Postar um comentário