quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Açúcar: grande vilão!!!!



Agora é sério!!!!

A Organização Mundial da saúde estabelece que o consumo diário de açúcar deve ficar abaixo de 10 % das calorias ingeridas. Porém, a OMS ainda estabelece que o ideal seria abaixo de 5%.
Isso significa que o recomendável é ingerir, no máximo, 25 gramas de açúcar por dia, (equivalente a seis colheres de chá ) ou 10 kilos/ano/pessoa.
O maior problema está nos alimentos que contém açúcar de forma escondida. Alguns exemplos como temperos, sucos industrializados, refrigerantes, refeições prontas. Pra dar um exemplo, só o refrigerante contém sozinho, 10% de açúcar refinado em sua composição.
 
Além de trazer benefício à saúde geral, como diminuição da obesidade, este consumo menor traz benefícios quanto à diminuição da prevalência da cárie.
No Brasil, de acordo com o Departamento  de Nutrição da Saúde Pública da USP, no Brasil, a ingestão é de 15,7% na média.
O açúcar é considerado um fator de risco para doenças como diabetes, doenças cardio vasculares, obesidade, doenças respiratórias crônicas e cárie, além dos fatores associados, como falta de exercícios físicos, e alimentação inadequada. Tudo isso agrava estes problemas.
Alguns produtos considerados substitutos do açúcar também são vilões e podem provocar as cáries, se consumidos em excesso, ou com alta freqüência durante o dia. Exemplos: açúcar mascavo- tem a mesma quantidade calórica do açúcar refinado, mas seu valor nutricional é superior, pois fornecem cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro e potássio. O mel também tem vantagem nutricional sobre o açúcar. O açúcar da palma do coco e a calda de agave são mais ricos em nutrientes, porém seus benefícios ainda são estudados. A estévia  e a sucralose são um bons substituto para o preparo de doces. Já o aspartame perde o dulçor em receitas com elevada temperatura.
Uma dica é usar muitas frutas, pois trabalhos indicam que a vontade de comer doces é diminuída quando há este consumo saudável.
Portanto, coma frutas como sobremesas e como lanches. Isso diminui a chance de ter cáries e outras doenças associadas ao consumo exagerado de açúcar.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Dentes sensíveis: tem tratamento?????



Sensibilidade no dente???

Quem nunca sentiu dor ao tomar um sorvete ou tomar alguma bebida muito gelada?

Dentre várias causas, a hipersensibilidade dentinária pode ser uma delas, e é a mais comum. A exposição dentinária pode ocorrer por ressecção gengival e exposição da “raiz” do dente. Ocorre frente a estímulos externos térmicos ou mecânicos, como o simples fato de escovar os dentes, ou tomar algum líquido muito gelado.

A indústria farmacêutica investe milhões em muitos estudos nesta área. A odontologia pesquisa produtos que melhorem os sintomas. Hoje  existem diversos tratamentos eficazes como laserterapia  e aplicações de produtos especializados no dentista  já comprovados e aprovados como sendo eficazes. Ainda surgem dúvidas de qual dentifrício (pasta de dente) é mais indicado para a hipersensiblidade.

Existem inúmeros dentifrícios, porém, independente da marca, o primeiro passo é escovar de forma equilibrada, cujo objetivo é limpar os dentes, sem prejudicar pela má qualidade da escovação ou força utilizada ou mesmo tipo de escova. O indicado é usar escovas de cerdas macias com qualidade omprovada. 

Além disso, deve ter uma constância na freqüência de escovação diária, ou seja, escovar 3 a 4 vezes ao dia, e deixando a pasta por alguns minutos na região sensível, podendo até, fazer fricção com o dedo na região. Evitar alterações de alimentos quentes e frios. Opte por um creme dental que contenha desensibilizantes na sua composição como sais de potássio (nitrato, cloreto e citrato)( efeitos após 2 semanas de uso), arginina, acetato de estrôncio,e fosfosilicato de cálcio, e sódio (alívio mais rápido).

Ref: Ver. APCD junho 2015

terça-feira, 23 de junho de 2015

Inverno: inimigo oculto dos problemas respiratórios



POR QUE HIGIENIZAR O NARIZ É IMPORTANTE?
Sem o funcionamento adequado do nariz, o bebê não consegue respirar direito nem mamar. Basicamente o nariz quando entope é um problema. O bebê fica incomodado, chora sem parar, não consegue sugar o leite. Por isso, limpar adequadamente o nariz é fundamental.
No inverno, com a chegada do frio e das viroses, a tendência é piorar estes problemas. Portanto, limpar o nariz com soro fisiológico todos os dias, pode prevenir a secura das mucosas, mantendo-a livre pra respirar e mamar.
Na hora de dormir é fundamental hidratar as mucosas e tirar o muco promovendo delicadamente a limpeza do nariz com um cotonete sem introduzir muito fundo.
Em crianças maiores de 1 ano, a função de respirar pelo nariz é importantíssima para que não ocorra o desenvolvimento inadequado de hábitos de respiração pela boca, o que pode provocar problemas de desenvolvimento dos ossos maxilares .
O nariz tem a função de :
FILTRAR: o ar impuro de micropartículas da sujeira do ar, da poluição e de micróbios (vírus e bactérias) que ocasionam a transmissão de resfriados, gripes nas escolinhas e creches. O ar não filtrado vai direto para os pulmões, favorecendo a chiadeira como bronquites, asma e até pneumonias
UMIDIFICAR: O ar seco que respiramos se entrasse direto pela boca, como em pessoas que respiram de boca aberta, que são respiradores bucais, pode secar as mucosas podendo provocar tosse, sangramentos e falta de ar. Essa função do nariz, é umidificar o ar
AQUECER: o nariz tem a função de aquecimento do ar inspirado, que deve entrar nos pulmões na temperatura normal de nosso corpo. Se entrar ar muito frio ou muito quente direto pela boca em direção aos pulmões, ocorrerá falta de ar e algumas doenças respiratórias poderão surgir.
IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA:
Quando o nariz não respira e a criança fica de boca aberta para poder respirar, podem ocorrer vários problemas, como alteração do formato do rosto, dos maxilares, do céu da boca. Estes problemas só serão corrigidos com aparelhos e tratamentos com ortodontistas e com tratamento de fonoaudiologia, durante o crescimento da criança.

CONCLUSÃO: a simples higiene do nariz pode evitar problemas indesejados e intercorrências futuras